quarta-feira, 23 de maio de 2012

MANUAL DO PEREGRINO

São mais de 60 eventos culturais presentes em Milão na semana do VII Encontro Mundial das Famílias

Um "Guia da Família" para orientar-se na cidade, seguir momentos com o Papa e estar informado sobre os eventos culturais programados em Milão nos dias do VII Encontro Mundial da Família. Promovido e produzido pela Fundação Milão Famílias 2012, o "Guia da Família" faz parte do "kit" distribuído aos peregrinos que se inscreveram no EMF.
Impresso em três idiomas, inglês, italiano e espanhol, o livreto será distribuído gratuitamente também no Mico, o Centro de Convenções de Milão, onde a partir do 29 de maio estão programados a Feira Internacional da Família, o Congresso Internacional Teológico-Pastoral e o Congresso dos jovens. O guia é um instrumento útil, pois traz informações culturais e logísticas para se deslocar na cidade e conhecer a Diocese de Milão. Junto com alguns itinerários artísticos concebidos especificamente para os peregrinos, o guia apresenta mais de 60 iniciativas que incluem exposições, concertos, momentos dedicados para as crianças e encontros culturais.
O livro começa com a carta oficial do Santo Padre dedicada ao VII Encontro Mundial, uma saudação do Arcebispo de Milão Ângelo Scola, a apresentação de Mons. Erminio De Scalzi, Presidente da Fundação Famílias 2012, e o texto do hino oficial. Encontram-se no guia os números do encontro e uma breve história dos cônjuges proclamados santos e beatos pela Igreja.
Entre os eventos relatados existe uma forte ligação com o Encontro Mundial das Famílias a exposição "A vida e a mensagem de Santa Gianna Beretta Molla" programado para o Espaço Oberdan, de 28 de maio a 3 de Junho. Promovida pela Associação "Amigos da Santa Gianna Beretta Molla", a exposição conta através de uma série de imagens a vida e a mensagem da Santa que este ano completa 90 anos do nascimento e 50 anos de morte.
Inaugurou-se a exposição em 15 de maio, promovida pela Região da Lombardia, "A vida compartilhada. Os gestos da família nas imagens da arte” na Galeria Gruppo Credito Valtellinese – Refettorio delle Stelline (c.so Magenta 59). Além de 60 obras de artistas como Pietro Lorenzetti, Moretto, Guido Reni, Sironi, Rouault, Picasso, Pirandello, Morbelli, Pistoletto e outros prestam homenagem à família.
Terça-feira, 29 de maio, às 19h o Duomo de Milão vai acolher o concerto "Música e palavra para as famílias: Jesus aos doze anos": uma noite de meditações em música sobre textos de Dom Claudio Burgio com o coro de meninos da Capela Musical do Duomo. Na mesma noite o Teatro Dos Arcimboldi tem em cartaz “A família do Jazz” com Enrico Intra que lidera o conjunto de 60 professores e alunos dos cursos cívicos de jazz. No Teatro Pime às 21h está em cena o espetáculo "A História de Rute" que se encaixa na exposição "Os Teatros do Sagrado".
Quarta-feira 30 o Teatro da Oficina hospeda o espetáculo do aniversário de 20 anos da morte do Pe. David Maria Turoldo enquanto que no Claustro da Igreja de Santa Maria delle Grazie inaugura-se a exposição de pintura "A família, o trabalho e a festa" com os trabalhos da Escola dos artesãos da Academia de Brera. O Museu Nacional da Ciência e da Tecnologia dará redução do ingresso ao museu para os participantes do VII Encontro Mundial das Famílias que forem à bilheteria com o ingresso do evento.
De quinta-feira, 31 de maio, ao 2 de junho as Galerias da Itália da Piazza Scala apresentam “Il pacoscenico dell’arte. Le opere prendono vita” (O palco da arte. As obras ganham vida"), trilhas para as famílias descobrirem as pinturas da Galeria.
Sexta-feira, 1 de Junho, será a abertura da exposição no Palazzo Reale e na Igreja de San Gottardo, "Close to Me", esculturas e instalações sonoras da artista contemporânea Susan Philipsz. E ainda o Museu da Fotografia Contemporânea de Cinisello Balsamo, de 1 de Junho a 7 de Outubro, apresenta a exposição "Beat Streuli. As imagens em movimento." Domingo, 3 de junho às 17h30 a Igreja de Sant'Alessando de Milão acolhe o concerto, de entrada livre, "Cantibus organis", uma noite de resenha dedicada à música de órgão pela Associação Cultural “La Cappella Musicale”. Reservados para os detentores do "Guia da família", os “Percursos do peregrino entre Naviglio, fé e cultura”: num barco no canal até Mesero, casa de Gianna Beretta Molla e de ônibus até a Abadia de Morimondo.

(Fonte: www.ZENIT.org)

Nenhum comentário: