quinta-feira, 31 de maio de 2012

Congresso Teológico-Pastoral (1)


No dia 30 de maio, quarta-feira, começou o Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias. O grupo de 20 brasileiros hospedados em casas de famílias acolhedoras se reuniu na Paróquia Santa Giustina para serem guiados até a Fiera Milano City, local do evento. Depois de uma animada viagem de metrô fomos recebidos pelo simpático time de voluntários.

Concomitantemente ao Congresso, aconteciam eventos também para as crianças e os jovens e a Feira da Família com estandes de dezenas de organiações ligadas direta ou indiretamente ao trabalho em favor da família. O EMF começou com as boas-vindas aos 150 países participantes do arcebispo de Milão, o cardeal Angelo Scola. Ele convidou a todos a se unirem em oração especialmente pelas famílias dos vitimados pelo terremoto que atingiu ontem a região da Emília-Romagna, bem perto de Milão.

Em seguida, foram dadas as boas-vindas pelo Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família. O dia foi de formação com palestras, testemunhos e painéis de pessoas de diversas partes do mundo.

Já começamos a nos organizar para que todo material riquíssimo do Congresso esteja disponível para os nosso agentes da Pastoral Familiar. O conteúdo das palestras, apresentações de slides, vídeos com depoimentos, fotos... Aguardem, pois voltaremos com muitas novidades!

A noite foi um momento especial de confraternização. Os 20 brasileiros e seus hospedeiros participaram de uma festa tipicamente italiana na Paróquia Santa Giustina, com direito a decoração verde e amarela. Muita comida deliciosa, muito vinho, muito riso, muita conversa e muita música! Enquanto isso, as crianças e adolescentes brasileiros e italianos, se divertiam jogando futebol, na quadra ao lado da paróquia. Ao final, o pároco, Padre Edi, pregou sobre a leitura de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e fez com que povos de diferentes línguas se entendessem. Tudo traduzido pelo padre Rafael, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, que assessora o nosso grupo. Rezamos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai, e voltamos felizes para nossa casa de hospedagem. Bênção sobre bênção!

Nenhum comentário: