quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nossa Senhora Aparecida, rogai pelas famílias!

A IV Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida do Norte, a Casa da nossa padroeira, começou no sábado, dia 28 de abril, com o II Simpósio Nacional das Famílias. O tema deste ano foi escolhido para estar em unidade com o VII Encontro Mundial do Papa com as Famílias, em Milão: “A Família, o Trabalho e a Festa”. Os trabalhos foram abertos com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Gianna Beretta Molla, defensora da vida e da família, celebrada no próprio dia 28. 
O Programa Nacional “Caixa de Ferramentas” que estava acontecendo concomitantemtente ao Simpósio era voltado para os filhos, já em harmonia com a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013. Os jovens estavam reunidos no subsolo do Centro de Eventos refletindo sobre a questão do trabalho e da festa, mesmo tema do Simpósio das Famílias, mas com uma abordagem mais adequada à sua faixa etária. 
A parte da manhã do II Simpósio foi dedicada à relação da família com o mundo do TRABALHO. Na primeira conferência, o economista Márcio Pochmann apresentou um panorama histórico da estrutura familiar, suas mudanças e maiores desafios atuais. Na parte da tarde, Padre Zezinho trabalhou a relação da família com a FESTA, como a família cristã pode descobrir o prazer no dever cumprido. Além das conferências principais, vários bispos presentes dirigiram palavras de incentivo pastoral às famílias presentes, e houve grandes oportunidades de confraternização, com muita música e oração. 
O Simpósio encerrou-se à noitinha com a Santa Missa na Basílica, seguida da procissão luminosa até a Basílica Velha, com a recitação do santo terço mariano. Momentos emocionantes de se ver a família reunida. 
No domingo, dia 29 de abril, todas as Missas foram em intenção à união e santificação das famílias. Diversas comunidades do Rio de Janeiro estavam presentes e também o grupo de seminaristas do Seminário Arquidiocesano São José que fizeram, nos dois últimos meses, seu estágio com a Pastoral Familiar. Agradecemos a todos os que, com seu trabalho, possibilitaram esta linda festa das famílias na casa da mãe Aparecida! E esperamos ainda mais para o próximo ano! 
Nosso informativo “Em Família” do mês de maio já está disponível na barra lateral para download. Além de informação e formação ele traz também um ENCARTE ESPECIAL só sobre a IV Peregrinação Nacional: curta e compartilhe! 
As fotos dos momentos mais marcantes da IV Peregrinação Nacional das Famílias estão na nossa galeria de fotos na parte final do blog. 
E se você também participou deste momento marcante da família cristã, envie seus dados e suas fotos da Peregrinação para o nosso e-mail: pastoralfrj@gmail.com e apareça aqui com sua família e comunidade. “Aparecida, eu fui!”: participe! 
Nossa Senhora Aparecida, rogai pelas famílias!

Nenhum comentário: