domingo, 27 de maio de 2012

PENTECOSTES INESQUECÍVEL!




Neste domingo, dia 27, vivemos uma experiência única. Pegamos um trem para Pádua, e celebramos a Solenidade de Pentencostes com a Missa na Basílica de Santo Antônio. Vendo a Igreja lotada, experimentamos bem o que dizia a Palavra de Deus na 1ª Leitura: éramos muitos povos ali presentes, de diferentes línguas e raças, mas o Espírito Santo nos unia. Era, sem dúvida, a festa da internacionalidade da Igreja, mostrando-se, concretamente, Católica (universal).

Ao meditar no Evangelho durante a homilia, o padre que presidia a celebração usou uma imagem bem familiar. Comparou que, em Pentencostes, é como se Jesus apresentasse ao seu Pai, pelo Espírito Santo, a sua esposa, a Igreja, desposada pela encarnação e pela Cruz. O Espírito faz com que o Pai a ame – apesar de seus defeitos – por amor ao Filho. E comparou ainda que, da mesma forma, a Igreja é re-avivada pelo matrimônio cristão.

Santo Antônio, grande promotor da família! Considerado o “santo casamenteiro”, porque defendia o direito das jovens pobres poderem se casar, mesmo não tendo como pagar o dote (prática socialmente exigida em sua época). Rogamos a intercessão de Santo Antônio por todos os namorados, para que descubram, juntos, o que é verdadeiramente amar. Rezamos por todas as pessoas que tem o nome de “Antônio”: amigos, nosso pároco, e, em especial, nosso bispo, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que em breve estará aqui conosco para o EMF. Rezamos por todas as famílias, pela vinda do Santo Papa ao Encontro Mundial... enfim, por todas as intenções que nos foram recomendadas... Estamos fisicamente longe, mas unidos a todos aí no Rio em oração.

Renovamos o convite para que você continue acompanhando o nosso blog, e caminhando conosco nesta peregrinação.

Ronaldo e Tatiana
Setor Pré-Matrimonial

Nenhum comentário: