segunda-feira, 5 de abril de 2010

ENCONTRO NACIONAL DE ACOLHIMENTO E ADOÇÃO


Conforme já havíamos anunciado no final de 2009, será promovido o I ENCONTRO NACIONAL SOBRE A ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO E DA ADOÇÃO. O encontro acontecerá em São Paulo, entre os dias 09 e 11 de abril e terá como tema: “Acolher em Nome de Jesus”, fundamentado na passagem bíblica de Mc 9,37: “Aquele que receber uma destas crianças em meu nome, a mim recebe.”.
Com iniciativa da Pastoral Familiar e da Associação “Amici dei Bambini” e fundamentado pelo estudo e pela oração, o Encontro espera firmar um compromisso da Igreja com a infância abandonada, promovendo perspectivas pastorais para o seu acolhimento nas famílias católicas.
Acolher em nome de Jesus, descobrindo o sentido próprio e suas coerentes condições, torna-se o empenho de todos os cristãos atentos e sensíveis ao drama vivido por milhões de crianças abandonadas. A adoção de crianças é prática idônea e uma das formas mais eloqüentes da caridade cristã.
O momento de oração e espiritualidade aliado ao estudo da realidade da infância brasileira encontram solo fértil dentre os coordenadores, bispos e assessores da CNPF, ao sentirem a necessidade de colocar em prática os ensinamentos e as orientações da Igreja que versam sobre o abandono infantil.
O encontro tem como objetivo apresentar, pela ótica da espiritualidade do acolhimento, os temas sociais, psicológicos e jurídicos que giram em torno do abandono de crianças no Brasil e demonstrar aos agentes de pastoral que, acolher em nome de Jesus precisa tornar-se o empenho de todo o cristão, especialmente das famílias católicas.
Devido ao reduzido número de vagas, as inscrições foram oferecidas inicialmente apenas aos coordenadores dos regionas. Graças a algumas vagas em aberto, conseguiremos enviar uma casal representando nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, que trará todas as novidades sobre a temática.

Nenhum comentário: