segunda-feira, 12 de abril de 2010

NOVIDADES E EXPERIÊNCIAS


Um final de semana intenso para a Pastoral Familiar!
A Comissão Arquidiocesana enviou um casal representante para participar do I Encontro Nacional sobre a Espiritualidade do Acolhimento e Adoção, entre os dias 09 a 11 de abril, em São Paulo. Aproveitando a oportunidade, o casal assessor, Ronaldo e Tatiana, nos trazem algumas novidades da EXPO CATÒLICA 2010 -- que estava acontecendo na cidade -- e também partilham a experiência de conhecer uma pouco mais a vida de Santa Paulina, uma vez que o Congresso foi realizado no Centro de Estudos Sagrada Família, dirigido pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição (Congregação fundada pela santa).
A Expo Católica 2010 ocupou um dos pavilhões do Expo Center Norte e apresentou muitas opções em suas dezenas de estandes: as editoras católicas ofereciam centenas de publicações e artigos (Paulus, Paulinas, Ave Maria, Loyola, CNBB, etc.), outras empresas de dentro e fora do estado disponibilizaram diversos artigos litúrgicos (desde paramentos, até velas, imagens, vasos sagrados, sinos, etc.), havia, ainda espaço para as congregações e colégios religiosos, os meios de comunicação (como a TV Século XXI) e as tecnologias (como o Idizimo), o turismo religioso e a evangelização e catequese infantis e muito mais.
O local onde aconteceu o Encontro também foi abençoado: bem ao lado do Memorial Santa Paulina e da Capela São José do Ipiranga: locais onde a primeira santa brasileira viveu os últimos anos de sua vida santa sobre a terra. Na capela estão os seus restos mortais trasladados por ocasião de sua canonização. O Memorial, que guarda relíquias, objetos pessoais e a história da vida e da missão de Santa Paulina, funciona no local onde ela residiu e veio a falecer em 09 de julho de 1942, estando seu quarto com a mobília preservada e a inscrição de seu testamento espiritual nas paredes. Uma experiência inesquecível sentir-se tão perto de quem deu a vida, amando e se sacrificando pelos irmãos, por amor a Deus.
Confira nosso álbum de fotos na parte inferior do nosso blog e acompanhe durante esta semana todos os temas que foram tratados durante o I Encontro Nacional sobre a Espiritualidade da Adoção e do Acolhimento.

Nenhum comentário: