quarta-feira, 31 de março de 2010

DIREITOS HUMANOS (2)


Hoje disponibilizamos as anotações da segunda palestra de formação Dom Antônio Augusto Dias Duarte no X Encontro de Coordenadores de Pastoral Familiar deste ano, realizado no dia 27.

OS DIREITOS DA FAMÍLIA

Se quisermos defender a pessoa, precisamos defender o berço onde ela se forma: a família.
O primeiro direito da família que deve ser defendido e respeitado é: ser uma comunidade onde haja relações humanas sadias. Uma família forte deveria ser o normal, mas temos visto constantes ataques por parte do Estado que, em vez de defender a família e legislar a seu favor, acaba criando estruturas que a fragilizam. Como exemplos, podemos citar a pressão para que sejam favorecidas as uniões homossexuais e o projeto do divórcio instantâneo.
Ora, a Constituição de 1988 garante que vivemos num estado democrático de direito e que, portanto, não pode determinar quem vive e quem morre, nem que tipos de relacionamentos merecem ser chamados de “família”. Vem correndo a idéia de “refundação” do Estado. Essa corrente perigosa pode mudar o modo de ser democrático do Estado para um Estado totalitário “de direito”.
Um segundo direito irrenunciável: a união estável entre o homem e a mulher. É dessa união que deriva a família. Querem nos convencer de que “família” é apenas um conceito fluído, mutável com o passar dos tempos... O pior pecado de hoje em dia é de nos acostumarmos com as coisas que não são normais. Nós sabemos verdadeiramente o que é uma família. E sabemos também que não é a sociedade que muda a família, mas é a família que muda a sociedade. Se o mundo está desestruturado é porque as famílias estão desestruturadas. A sociedade é o retrato da família e não o contrário.
Um terceiro direito que diz respeito diretamente à família, é o direito que o ser humano tem de ser gerado como fruto de uma ato íntimo de amor entre o homem e a mulher. Ao usar termos rebuscados como “saúde reprodutiva da mulher” ou “direito à maternidade”, revela-se toda uma indústria de produtos biológicos muito bem arquitetada.
Um quarto direito fundamental: os genitores têm o direito de serem os primeiros e principais responsáveis pela educação da sua prole. O Estado não pode formatar o cidadão do modo que lhe interesse, como tentam fazer os regimes totalitários. Os pais têm o direito e o dever de intervir em todas as instâncias educacionais para zelar que seus filhos sejam educados conforme seus valores e convicções.
Finalmente, a família também tem o direito de ser não apenas um “sujeito social”, como muito se fala, um receptor das ações do Estado, mas sim de ser um “agente social”. Ela precisa ter espaço e voz para agir socialmente em favor das famílias, e assim, contribuir para o bem comum da sociedade, intervindo em suas grandes questões. Da mesma forma, a família deve ser cada vez mais um agente eclesial.

terça-feira, 30 de março de 2010

DIREITOS HUMANOS


Conforme prometido disponibilizaremos o resumo da temática de formação do X Encontro de Coordenadores de Pastoral Familiar deste ano, realizado no dia 27, no Edifício João Paulo II. Os comentários que se seguem são anotações da primeira palestra ministrada por Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo animados da Pastoral Familiar na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

DIREITOS HUMANOS

O tema dos DIREITOS HUMANOS tem andado muito em voga especialmente por causa do debate sobre os Programa Naciona dos Direitos Humanos (PNDH) assinado pelo presidente Lula em 21 de dezembro de 2009. A CNBB, entre outras instituições, está se mobilizando. Não apenas para modificar conseguir a modificação de alguns itens, mas do espírito que permeia este programa, que vai contra não apenas â fé cristã, mas a vários princípios dos direitos humanos em si.

Vejamos alguns pontos que têm sido considerados bastante polêmicos:
- A formação da comissão da verdade, com uma visão unilateral do governo militar
- O controle dos meios de comunicação
- a violação do direito de propriedade nas terras invadidas
- a descriminalização do aborto
- uniões homossexuais legalizadas, inclusive com possibilidade de adoção de filhos
- retirada dos símbolos religiosos de locais públicos...

Como vemos, o texto do PNDH atinge em cheio o centro nervoso da nossa sociedade que é a família, e um aspecto central da vida do ser humano: seu direito à liberdade.

Como compreender corretamente os direitos humanos? Ora, os direitos humanos têm relação muito íntima com a natureza humana, criada à imagem e semelhança de Deus. Criar é um ato divino, que confere à criatura uma dignidade. Dentre todas as criatura o ser humano é a mais sublime, pois tem Deus como sua fonte e destinação. É dessa dignidade incomparável que derivam os nossos direitos.

Na introdução da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada pela ONU em 1948, há muitos pontos importante. Primeiramente, o texto reconhece que a dignidade é algo inerente ao ser humano, ou seja, não lhe concedida por uma entidade ou pelo Estado, mas lhe é algo próprio: todo ser humano, independentemente das suas condições, já nasce com um valor superior a todas as outras coisas.

A instituição dos chamados “Direitos Humanos” é o mecanismo que torna essa dignidade visível, uma dignidade que precede as ideologias de qualquer Estado, sendo este responsável por proteger os direitos humanos por meio de suas leis.

Um outro ponto importante da referida Declaração é que os direitos humanos são universais, o que vai de encontro ao crescente relativismo étnico e cultural. Não há restrições, nem privilégios. Mas na prática... vemos que uns são “mais humanos” do que outros... Os frágeis, os incapacitados estão sendo considerados menos humanos do que aqueles que têm plena capacidade de contribuir para o desenvolvimento econômico de um país.

Um documento conhecido como “Cilindro de Ciro” foi escrito em 509 a.C. pelo rei persa Ciro II em um cilindro de pergaminho, descoberto em 1879 e traduzido mais tarde, já no século XX. A declaração reconhece e respeita o fim da escravidão, considerando o direito de liberdade de toda pessoa e também seu direito a viver sua própria religião. Um escrito tão antigo parece mais sensato e evoluído do que muitos artigos do PNDH! O que supostamente se disfarça como um progresso cultural do estado laico, fere gravemente a liberdade humana.

O filósofo John Locke (séc XVIII) afirmava que os direitos humanos não estão limitados a um Estado, nem a grupos ou culturas particulares. Vemos hoje uma grande “evolução” dos direitos de determinados grupos, mas quantos destes direitos não são brutalmente conflitantes com o direito da pessoa, que é o mais fundamental a ser respeitado!

Um exemplo concreto que nos leva a refletir: é um direito inerente ao ser humano, um direito natural, que ele nasça de uma homem e de uma mulher e seja educado por um pai e uma mãe. Esse direito quer ser usurpado pelo Estado ao dar igual status a proposta de adoção de crianças para serem criadas por dois homens ou duas mulheres em uma união homossexual. Quem defenderá os direitos básicos da criança? Não podemos nos calar!

sábado, 27 de março de 2010

10º ENCONTRO DE COORDENADORES


Aconteceu no dia 27 de março o 10º ENCONTRO DE COORDENADORES DE PASTORAL FAMILIAR. O encontro de formação, dado pelo Bispo animador Dom Antônio Augusto, foi extensivo a coordenadores nos níveis vicarial, paroquial e forâneo.
A temática deste ano girou em torno da conscientização sobre a família e os direitos humanos, especialmente motivado pela polêmica do Programa Nacional de Direitos Humanos que em diversos de seus pontos pode, ao invés de proteger, atacar frontalmente direitos básicos da pessoa e das famílias.
Ao longo desta semana você poderá manter-se informado pelo nosso blog sobre essa questão por meio da divulgação dos pontos mais importantes abordados por Dom Antônio Augusto.
Além da parte formativa, o encontro contou também com os momentos de esclarecimentos com os assessores arquidiocesanos dos setores Pré e Pós-matrimonial e Casos Especiais.
Nossos próximos encontros já estão agendados:

17 de abril
08h - 16h
Ed. João Paulo II
Tema: Casos Especiais
(Formação importante sobre os casos de casais em segunda união, tema imprescindível de esclarecimento para todo agente de Pastoral Familiar)
e
22 de maio
08h - 12h
Ed. João Paulo II (Glória)
Tema: Liderança Pastoral
(Formação estendida também a coordenadores e agentes de pastoral de outras pastorais e movimentos que precisam se capacitar quanto à questão da autêntica liderança cristã)

Não perca mais essas importantes oportunidades de formação na fé!

terça-feira, 23 de março de 2010

25 DE MARÇO: DIA DO DIREITO À VIDA


25 de março: por ocasião da festa litúrgica da Anunciação do Senhor, o Rio de Janeiro comemorará o DIA DO DIREITO À VIDA.

Convidamos a todos para uma solenidade na Câmara dos Vereadores, às 18h. Além disso, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida com o Apoio do Instituto EU DEFENDO, estará promovendo um grande trabalho de conscientização através de panfletagem, das 8h às 18h, no Largo da Carioca e na Cinelândia. Será distribuído material sobre a Dignidade da Pessoa Humana, serão exibidos vídeos em Defesa da Vida e será feita uma coleta de assinaturas contra o PL1135/91 (pró-aborto).

Às 10h, no Convento de Santo António (Largo da Carioca) também será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelos Nascituros (as crianças ainda no ventre das suas mães), presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom António Augusto Dias Duarte, com bênção especial para as gestantes!

Vamos nos mobilizar na luta pela vida! Sejamos a voz dos que não têm voz! Como a Virgem Maria, que se abriu inteira para receber o Salvador, nos coloquemos como servos, prontos para fazer a vontade do Senhor!

Curso para Sogras

O vídeo com a reportagem exibida no dia 21 de março já está disponível. Basta clicar neste link:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1539093-15605,00-CURSO+ENSINA+SOGROS+E+SOGRAS+A+NAO+INTERFERIR+NA+VIDA+DO+CASAL.html

Confira!

segunda-feira, 22 de março de 2010

CURSO PARA SOGRAS: a Itália é a pioneira??


O programa Fantástico da TV Globo exibiu uma reportagem na sua edição de 21 de março, mostrando uma suposta "novidade": um padre de uma diocese do interior da Itália que criou curso para sogros e sogras aprenderem a conviverem com seus genros e noras sem interferirem negativamente no casamento.
Graças a uma intervenção da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar do Rio de Janeiro, a reportagem da TV mostrou que no Rio, por exemplo, trabalho semelhante com pais de noivos já é realizado há bastante tempo. A reportagem não citou o nome de nehnuma paróquia, mas entrevistou palestrantes e casais e mencionou ser uma iniciativa da Igreja Católica como parte dos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial. Fizemos nosso papel para mostrar fazer justiça e valorizar essa iniciativa que, na verdade, não teve a Itália como pioneira.
Infelizmente o vídeo com a reportagem exibida ainda não está disponível no site You Tube, nem no site da emissora, mas vocês podem conferir a matéria em http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1515190-5602,00.html.

Podemos agora citar alguns exemplos como as paróquias Sagrado Coração de Jesus (vic. Norte), São Benedito (vic. Suburbano), São João Batista da Lagoa (vic. Sul), São Francisco de Paula (vic. Jacarepaguá)... e a sua comunidade do Rio de Janeiro ou de outras partes do Brasil? Também faz esse tipo de trabalho? Vamos registrá-lo! Envie para nós um e-mail pelo pastoralfrj@gmail.com e nos conte sua experiência! Esperamos seu contato!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Valei-nos, São José!


HINO A SÃO JOSÉ

Celebre a São José a corte celeste,
Prossiga o louvor o povo cristão:
Só ele merece à Virgem se unir
Em casta união.

Ao ver sua Esposa em mãe transformar-se
José quer deixar Maria em segredo.
Um anjo aparece-lhe: “É obra de Deus!”
Afasta-lhe o medo.

Nascido o Senhor, nos braços o estreitas.
A ti tem por guia, de Herodes fugindo.
Perdido no templo, és tu que o encontras,
Chorando e sorrindo.

Convívio divino a outros, somente
Após dura morte é dado gozar.
Mas tu, já em vida, abraças a Deus,
E o tens no teu lar!

Ó dai-nos, Trindade, o que hoje pedimos:
Um dia no céu cantarmos também
O canto que canta o Esposo da Virgem
Sem mácula. Amém.


(Vésperas da Oração das Horas)

TRÍDUO A JOSÉ


Concluímos hoje nosso tríduo em preparação para a a solenidade de São José. Rezemos:

3º DIA
Amorosíssimo Pai, glorioso São José por aquele sublime grau de glória, a que fostes exaltado no Céu, e pelo sumo poder de que fostes investido por Deus, fazei com que eu experimente a eficácia de vossa proteção. Intercedei por mim, junto de Jesus, considerado como Filho vosso, e de Maria Santíssima Imaculada, vossa Esposa, e alcançai-me a graça que tanto vos suplico.Se até agora ninguém recorreu a vós que não acolhido e consolado, por ventura tão somente eu não experimentarei os benéficos efeitos de vossa proteção? – Ah! Não. – Tudo espero receber de Vós, do vosso coração pronto a beneficiar, da vossa mão poderosa para me ajudar.Eia, pois, grande Patriarca São José, ouvi-me, atendei-me e consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria, e Glória ao Pai.

Oremos: Glorioso São José, esposo de Maria, concedei-nos vossa proteção paterna, nós vos suplicamos, pelo Coração de Jesus Cristo. Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possível as coisa impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossos filhos. Na dificuldade e tristeza que nos afligem, recorremos a vós com toda confiança. Dignai-vos tomar sob vosso poderoso amparo este negócio importante e difícil, causa de nossas preocupações... e alcançai-nos a graça... Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem de seus dedicados servos. Assim seja,São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus. Rogai por nós. (3 vezes)

quarta-feira, 17 de março de 2010

TRÍDUO A SÃO JOSÉ


Continuemos nossas orações, neste segundo dia do Tríduo em preparação à Festa de São José, Patrono da Igreja e das famílias.

2º DIA
Ó celeste conforto dos atribulados e doce esperança dos aflitos, amável São José, que à preferência de todos, tivestes o singular privilégio de fazer aqui na terra, o ofício ao filho do Altíssimo, ah! Lembrai-vos de mim mesquinho, que, enquanto contemplo a dignidade, à qual fostes elevado, encarecidamente, Vos suplico que me alcanceis do vosso querido Jesus, a mercê que tanto suspiro. Oh! Sim, pelo carinhoso desvelo que lhe dedicastes, aqui na terra, quando estava entregue aos vossos cuidados, tende compaixão de mim, ouvi-me, consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Oremos: Glorioso São José, esposo de Maria, concedei-nos vossa proteção paterna, nós vos suplicamos, pelo Coração de Jesus Cristo. Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possível as coisa impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossos filhos. Na dificuldade e tristeza que nos afligem, recorremos a vós com toda confiança.Dignai-vos tomar sob vosso poderoso amparo este negócio importante e difícil, causa de nossas preocupações... e alcançai-nos a graça... Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem de seus dedicados servos. Assim seja,São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus. Rogai por nós. (3 vezes)

terça-feira, 16 de março de 2010

TRÍDUO A SÃO JOSÉ


Queremos bem nos preparar para celebrarmos a Festa de São José, glorioso esposo de Mari, pai adotivo de Jesus, patrono da Sagrada Família e de toda a Igreja. Por isso, convidamos sua família a invocar confiantes sua intercessão, por meio desre singelo tríduo em preparação à sua festa, no dia 19 de março.
“Quisera subir à mais alta montanha para gritar a todos: Ide a São José! Jamais recorri a ele em vão.” (Palavras de Santa Teresa)

1º DIA
Ó Advogado e Protetor amabilíssimo de minha alma, grande São José, que com admirável disposição do Céu, fostes escolhido para Esposo da Rainha das virgens, da SS. Mãe do Filho de Deus, ah! Volvei o vosso olhar piedoso sobre mim, prostrado aos vossos pés, enquanto medito as vossas eminentes virtudes, com o coração aberto, Vos rogo, por amor a Maria SS., alcançai-me a graça de que tanto necessito. Oh! Sim, pelo afeto castíssimo que tivestes à vossa santíssima Esposa, ouvi-me, consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Oremos: Glorioso São José, esposo de Maria, concedei-nos vossa proteção paterna, nós vos suplicamos, pelo Coração de Jesus Cristo.Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possível as coisa impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossos filhos. Na dificuldade e tristeza que nos afligem, recorremos a vós com toda confiança. Dignai-vos tomar sob vosso poderoso amparo este negócio importante e difícil, causa de nossas preocupações... e alcançai-nos a graça... Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem de seus dedicados servos. Assim seja, São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus. Rogai por nós! (3 vezes)
(Fonte: site www.gloriososaojose.org.br)

segunda-feira, 15 de março de 2010

10º ENCONTRO DE COORDENADORES


No próximo dia 27 de março acontecerá o 10º ENCONTRO DE COORDENADORES DE PASTORAL FAMILIAR. O evento é uma oportunidade ímpar de capacitação e formação espiritual, pastoral e doutrinária para os coordenadores vicariais, forâneos e paroquiais que atuam na Pastoral Familiar.
O tema escolhido para este ano vem esclarecer a polêmica que circula na mídia atual sobre o Programa Nacional dos Direitos Humanos. Você sabe quais as implicações dele sobre a vida das nossas famílias? O que esse programa pode trazer de bom? Que ameaças esconde?
Como as questões são de interese público, mesmo você, que não é coordenador de Pastoral Familiar, está convidado a participar e manter-se informado sobre esse assunto tão importante e que poderá atingir as vidas de cada cidadão.
Entre em sintonia e unidade com a Igreja, Mãe e Mestra. Participe! Não é necessária prévia inscrição, pedimos apenas um lanche partilhado.



10º ENCONTRO DE COORDENADORES DE PASTORAL FAMILIAR
27 DE MARÇO
08h - 12h
ED. JOÃO PAULO II
(R. Benjamin Constant, 23, 2º andar, Glória)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Parabéns, Dom Antônio Augusto!


No dia 12 de março de 2010, Dom Antônio Augusto Dias Duarte completa cinco anos de ordenação episcopal. Desde 2005 ele atua como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, tendo adotado como lema: "Omnia in Bonum" ("Tudo é para o bem", cf Rm 8, 28). Ele é animador do Vicariato Sul, da Pastoral Familiar, da Pastoral da Saúde, da União dos Juristas Católicos, da Associação dos Médicos Católicos e dos Movimentos Leigos, sem contar com seu trabalho junto ao CELAM (Conferência Episcopal da América Latina) e junto à Conferência Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.
Natural da Cidade de Santo André (SP), Dom Antônio Augusto Dias Duarte é médico pedriatra de formação e foi ordenado sacerdote em 1978. É referência no Brasil e no exterior quando a questão é a moral, bioética e a defesa da vida.
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, reunida no dia 11, antecipou a comemoração prestando-lhe seu carinho, homenagem e gratidão.
Desejamos que Jesus, o Bom Pastor, continue inspirando Dom Antônio Augusto e todo o clero a serem também eles "bons pastores" a guiar seu rebanho de almas para o Pai.

REUNIÃO DO SETOR CASOS ESPECIAIS


Lembramos que neste sábado, dia 13 de março, das 08h às 12h, acontecerá mais uma etapa da estruturação do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar de nossa Arquidiocese. O Encontro é aberto a todos os interessados e acontecerá no Vicariato Jacarepaguá, no Centro Social da Paróquia São Francisco de Paula (Barra da Tijuca).
Não deixe de participar!

domingo, 7 de março de 2010

AVANÇAR PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS


Nos finais de semana de 27 e 28 de fevereiro, na Paróquia Bom Jesus (Penha) e 06 e 07 de março, na Paróquia São João Batista da Lagoa (Botafogo), o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar arquidiocesana ofereceu um curso de formação para seus agentes. Com a temática “Avançar para águas mais profundas” (cf. Lc 5), o encontro reuniu nas duas edições mais de 300 pessoas de mais de 50 comunidades diferentes, além de representantes do ECC e do Movimento Familiar Cristão. Ainda estamos no começo... o desafio se descortina diante de nós! Jesus nos convoca a avançarmos, a querermos sempre mais e melhor. Tudo o que temos feito até agora é apenas o alicerce de uma bela construção que ainda tem muito a crescer. Não tenhamos medo! Ele está conosco!
Para saber mais, clique no link do Setor Pré-Matrimonial na barra lateral do blog e veja o artigo completo e as fotos.

quarta-feira, 3 de março de 2010

DESTAQUES NA PROGRAMAÇÃO DE MARÇO


O mês de março será particularmente rico para todos os segmentos de atuação da Pastoral Familiar. Fique atento à programação e faça representar sua comunidade. Não fique por fora de toda a movimentação para melhorarmos cada vez mais nossa atuação pastoral.



06 e 07 de março
08h30 às16h30 - sáb
08h30 às 12h30 - dom
Curso para Agentes do Setor Pré-Matrimonial
(Paróquia S. João Batista - Botafogo)

13 de março
08h00 às 12h00
Reunião sobre o Setor Casos Especiais (ênfase - 2ª união)
(Paróquia S. Francisco de Paula - Barra da Tijuca)

27 de março
08h00 às 12h00
Encontro de coordenadores (vicariais, forâneos e paroquiais)
(Ed. João Paulo II - Glória)



Lembramos, ainda, da importância vital do estudo comunitário do 1º Texto de Reflexão do 11º Plano de Pastoral de Conjunto. Leiam, debatam, respondam as questões e enviem-nas para o nível vicarial. Com a participação de todos, traçaremos as linhas para nossas futuras ações pastorais.

“É necessário sempre lembrar que a formação é um processo contínuo: ninguém se considere “diplomado ou pronto” em matéria de pastoral. (...) A formação desses agentes seja tal que saibam transmitir os ensinamentos da Igreja... com simplicidade, clareza e precisão...” (Diretório da Pastoral Familiar, 461, 1)

segunda-feira, 1 de março de 2010

PARABÉNS, RIO DE JANEIRO!


Hoje, dia 1º de março, nossa cidade completa 445 anos de fundação. Temos muito a comemorar, mas também muito a refletir.
O Rio de Janeiro é chamado de "Cidade Maravilhosa" e, de fato, continua maravilhosa em muitos aspectos. Sob as bênçãos do Cristo Redentor conserva um povo hospitaleiro, simpático e fervoroso. Entretanto, há muitas manchas que não a fazem tão maravilhosa assim... Elevemos a Deus nosso pensamento em oração, rogando a intercessão de nosso padroeiro São Sebastião, entregando nossas alegrias e dores, pedindo a força que vem do alto para lutarmos por uma cidade com um rosto mais cristão, onde reine a paz, a justiça e a caridade.
Parabéns, Rio de Janeiro! Teu povo carioca que te ama quer hoje renovar o compromisso de fazer a cidade maravilhosa para todos. Que o Cristo, nosso Redentor, nos ajude!