sábado, 17 de setembro de 2011

E+blog (1)

1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Diversidade, testemunho e fé na blosfera
Hashtag: #eblogrio






São 170 milhões de blogueiros no mundo, quase seis milhões são brasileiros, dos quais 52% estão no sudeste. Já somos o 3º país em número de usuários de blog e o 5º em produção de conteúdo. Daí a importância do E+BLOG, o 1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a exemplo do evento semelhante que aconteceu no Vaticano, em junho deste ano, pela primeira vez.
A abertura do evento foi com o Padre Marcio Queiroz, coordenador da Pastoral da Comunicação, que ressaltou a importância da comunhão a exemplo da Santíssima Trindade e recordando o pedido do Papa Bento XVI por ocasião do dia Mundial das Comunicações deste ano para que fôssemos “um” com o outro e com a Igreja.
“O fiel leigo na sua vida cristã não é mero coadjuvante”: foi o tema da primeira palestra da parte da manhã de Silvia Helena Gonzaga, jornalista e assistente social do Cristo Redentor. Ela partilhou sua experiência no apostolado leigo e reforçou em nós o papel de anunciarmos o evangelho. Leigo não significa descompromissado! Pelo Batismo temos uma grande missão de sermos cristãos, inseridos dentro do nosso contexto histórico, com seus desafios e pluralidades, tempo das novas tecnologias, tempo do hedonismo e do individualismo. A riqueza da cristandade que carregamos em nós precisa ser partilhada.
E pelas ferramentas que temos hoje, dispomos de vários meios de evangelizar: diretamente pelo contato face-a-face, mas também pelos recursos virtuais. Também aí somos chamados a mostrarmos nosso rosto cristão.
No Documento de Aparecida (209) explica: “Os leigos são homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja.”. Pelo Batismo participamos do seu sacerdócio, da sua realeza e do seu ministério profético e na Eucaristia aperfeiçoamos esta vocação. O DA neste número também nos lembra de partilharmos o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo. Já tivemos este encontro pessoal? Como foi? O que faço para perpetuar esta experiência de amor no meu dia-a-dia?
Silvia lembrou do encontro da Samaritana com Jesus e da mudança de vida que aconteceu em sua vida e, pelo seu testemunho, na vida das pessoas de toda a sua cidade. Através do nosso blog temos esta mesma oportunidade, de distribuir a tantos a Água Viva que recebemos. Como dizia João Paulo II, precisamos perseguir uma evangelização com “novos métodos, nova expressão e novo ardor.”. Ele mesmo foi exemplo vivo disto, pois conseguir dialogar com todas as culturas e religiões, com a arte, o esporte, o velho e o jovem. Aí entra a nossa criatividade, passando na contra-cultura valores humanos e cristãos. Podemos ser canais para resgatar o valor da vida.
A jornalista recomendou um livro excelente de Dom Claudio Hummes intitulado: “Discípulos Missionários de Jesus Cristo”. Nele o bispo descreve a sociedade atual cheia de conflitos e fala da urgência da evangelização e recorda que pelo censo, estamos perdendo 1% de católicos por ano. Menos da metade do Rio de Janeiro se declarou católica e a segunda no ranking de pessoas que se dizem descrentes.
Independentemente da raça, cor ou função social, Deus nos confiou a missão de sermos presença sua no meio de Deus e da comunidade. Silvia encerrou com o vídeo: “Karol Woitjila, a vida de um santo”.

Nenhum comentário: