terça-feira, 13 de setembro de 2011

IMPRESSÕES DE MADRI (2)

Jornada mundial da Juventude Madrid - 2011
“Enraizados e edificados em Cristo, Firmes na Fé”

(Depoimento, fotos e vídeos de Evandro de Oliveira, Vicariato Jacarepguá)

Pré-Jornada
Depois de muita preparação espiritual embarcamos rumo a Barcelona, onde aconteceu a Pré-Jornada, e onde vivemos momentos de muita empolgação, de recolhimento, de testemunhos e de partilha. São Vicens Del Horts, este é o nome da Paróquia que seriamos acolhidos. Fomos recepcionados por olhos curiosos e por voluntários dedicados e muito simpáticos, que nos fizeram sentir em nossa própria casa. Nosso alojamento foi numa escola de Educação primaria, na Rua Antonio Gaudí. Chegando lá, mais surpresas, Fomos recebidos, por um cartaz em vários idiomas, Catalão, Português, Espanhol, Inglês... que dizia bem-vindos. Água, fresca, suco, e frutas, deliciosas, todas produzidas nos arredores.

Nosso grupo visitou Montserrat com o frei Moraga. E foi lá que tivemos o primeiro encontro, e pudemos vislumbrar mesmo que pouco, a realidade da JMJ. Encontramos jovens de todo o mundo e pudemos trocar experiência de nossa fé em nossos países, trocamos e-mails, partilhamos muitos sorrisos e fotos. Começamos a viver a realidade de sermos irmãos unidos em Cristo, e com eles pudemos conversar, mesmo que nem todo mundo falasse o mesmo idioma, e linguagem... Ali presenciamos como construir a paz. Depois de deixarmos a linda vista de Barcelona de cima do Tibidabo, fomos fazer uma visita emocionante, e simples. Tivemos a experiência do amor de Cristo.

Fomos Visitar as Monjas Mínimas, que vivem sua vocação na clausura. Foi lindo falar com elas, e ouvir como elas sabiam, e estavam vivendo a JMJ junto com a gente, pois estavam com o Santíssimo Sacramento exposto no Oratório delas, onde todos os dias viviam a alegria da JMJ, em suas orações. Incrível ver como estavam a par das novidades do evento, Naquele locutório, nem as grades separavam nossos corações dos delas, porque estávamos unidos no mesmo coração. Um dia, depois de partilharmos a palavra, saímos pelas ruas, com uma mensagem sobre o Amor de DEUS. E convidávamos as pessoas para que fossem para a igreja naquele dia à noite, onde faríamos uma adoração.

Fomos também à Missa na Sagrada Família, linda catedral do artista Antonio Gaudí. Esta missa foi muito emocionante, e destaco a procissão de padres do mundo todo trazendo a Eucaristia, e do Pai Nosso rezado por jovens do mundo, em suas respectivas línguas. Nesta mesma noite tivemos o concerto da Juventude promovido pelo Movimento dos Focolares. Muitas bandas se apresentaram. Brincamos como crianças, com nossas bandeiras, coreografias vindas de cada povo.
Enfim deixamos a cidade de São Vicens no mesmo calor da acolhida, e nossos corações um pouco apertados, já de saudade de nossos queridos anfitriões.

(Continua...)

Nenhum comentário: