terça-feira, 20 de setembro de 2011

E+blog (3)

1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro Diversidade, testemunho e fé na blosfera
Hashtag: #eblogrio

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, expressou sua alegria em ver os “rostos” por detrás das mídias virtuais no Encontro E+Blog, de 17 de setembro. Começou colocando aos presentes a importância de pregarmos a Verdade em meio a uma imprensa que divulga tantas distorções. Não podemos nos tornar culpados diante de Deus por nos omitirmos da evangelização usando estes novos métodos. Encontros como esses devem nos mobilizar para uma atitude de compromisso coletivo com um mundo mais humano e fraterno e para aprofundarmos juntos os valores da nossa vida de fé e nos capacitarmos para comunicar a Verdade.

A presença marcante do cristão é fundamental para que essa nova cultura da tecnologia não deteriore valores eternos, anunciando Jesus Cristo de maneira positiva e atraente. Pensemos nas “placas tectônicas culturais” que causam vários “tsunamis”, que chegam a mudar panoramas inteiros... Temos deveres de participar dessas mudanças e nos sentirmos responsáveis diante delas, precisamos nos posicionar, nos conscientizarmos (e usarmos) o poder da comunicação. O segredo não são os meios por si, mas as pessoas entre a cadeira e o computador. Elas é que fazem a diferença. É nelas que está a chave para a transformação.
Padre Marcus William, Vigário Episcopal para a Comunicação Social, também deixou sua mensagem. Citou Foucauld, e como o filósofo destaca a possibilidade mudar subjetividades, o seja, realidades internas, a partir de realidades externas. Para tal, precisamos de responsabilidade e compromisso com a Verdade. Desejou que momentos como estes fossem uma oportunidade para que a comunidade humana melhore e ajudemos, assim, para que o homem acredite em si mesmo, na vida e em Deus. Este momento com o nosso pastor, foi encerrado com a seguinte oração:
ORAÇÃO DO E+BLOGUEIRO
Tão compassivo, tão fiel, tão amoroso és tu, Pai Nosso.
Te peço que aumentes a minha fé e o meu amor por Ti.
Que eu possa usar o blog como um instrumento para cumprir teus propósitos.
Que eu possa me tornar blogueiro da Verdade e promotor da paz.
Ajuda-me a ser firme em meu compromisso cristão e que os visitantes possam encontrar em meu blog uma fonte de encorajamento e inspiração.
Dá-me força para anunciar a tua Palavra, para que possa desempenhar o meu papel e derrubar os muros da hostilidade do mundo usando o blog para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e amor.
Fazei meu coração manso e humilde para que possa tratar os meus leitores como amigos, não como hits. Para que possa lutar para mudar a mim mesmo para melhor com mais freqüência do que troco o template do meu site.
Livrai-me , ó Pai, de spams e vírus, do orgulho e do egoísmo e da tentação de reproduzir imagens sem permissão e copiar idéias sem creditar os autores originais. Que possa estar sempre unido com a rede de E+blogueiros, irmãos que trabalham juntos em teu nome. E que os nossos blogs nos levem para mais perto de ti.
Te peço humildemente em nome de Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Logo a seguir veio o momento de depoimentos (ao vivo e gravados), falando sobre as iniciativas que a Arquidiocese tem nas mídias sociais com os testemunhos de Nice Affonso, Andréia Gripp, Marcilene Capper e Nestor Rangel, responsáveis pelas mídias da Arquidiocese: O Portal na Internet, o Jornal O Testemunho de Fé, a Rádio Catedral e a Web TV Redentor. Colocaram também que todos nós podemos colaborar com o jornalismo, assegurando a confiabilidade das fontes para mantermos este compromisso com a Verdade. Todos podem ajudar a formar, informar e promover a comunhão. Devemos ajudar colaborando com matérias e também sendo usuários, leitores, expectadores e divulgadores dessas mídias.

Nenhum comentário: