domingo, 18 de setembro de 2011

E+blog (2)

1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Diversidade, testemunho e fé na blosfera
Hashtag: #eblogrio






A segunda palestra foi dada por Nice Affonso, editora do portal da Arquidiocese do Rio, e com o tema: “Liberdade e Responsabilidade: clareza católica na comunicação”. Contou sua experiência logo no início da faculdade em que um professor alertou que um profissional nunca pode ser dissonante, ou seja, o que ele faz deve ser condizente daquilo que ele acredita. A fé precisa caminhar em sintonia com a minha vida.




Como blogueiros católicos precisamos assumir que somos comunicadores da Boa Nova, da Verdade. E o que é ser comunicador da Verdade? Significa ser comunicadores do próprio Cristo! Se temos consciência disso, muita diferença faremos na nossa vida e na vida dos irmãos. O “agir” é o espelho do nosso “ser”. O poder de atingir os outros que nunca nos viram, quem nem nos conhecem através do blog que editamos não é nosso... é de Deus.

Nícia nos levou a refletir sobre estes dois trecho da Evangelii Nuntiandi:
“Espera-se de todo o evangelizador que ele tenha o culto da verdade, tanto mais que a verdade que ele aprofunda e comunica, outra coisa não é senão a verdade revelada; e, por isso mesmo, mais do que qualquer outra, parcela daquela verdade primária que é o próprio Deus. O pregador do Evangelho terá de ser, portanto, alguém que, mesmo à custa da renúncia pessoal e do sofrimento, procura sempre a verdade que há de transmitir aos outros. Ele jamais poderá trair ou dissimular a verdade, nem com a preocupação de agradar aos homens, de arrebatar ou de chocar, nem por originalidade ou desejo de dar nas vistas. Ele não há de evitar a verdade e não há de deixar que ela se obscureça pela preguiça de a procurar, por comodidade ou por medo; não negligenciará nunca o estudo da verdade. Mas há de servi-la generosamente, sem a escravizar.” (EN, 78)




“Os leigos, a quem a sua vocação específica coloca no meio do mundo e à frente de tarefas as mais variadas na ordem temporal, devem também eles, através disso mesmo, atuar uma singular forma de evangelização... O campo próprio da sua atividade evangelizadora é o mesmo mundo vasto e complicado da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos "mass media" e, ainda, outras realidades abertas para a evangelização, como sejam o amor, a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento. Quanto mais leigos houver impregnados do Evangelho, responsáveis em relação a tais realidades e comprometidos claramente nas mesmas, competentes para as promover e conscientes de que é necessário fazer desabrochar a sua capacidade cristã muitas vezes escondida e asfixiada, tanto mais essas realidades, sem nada perder ou sacrificar do próprio coeficiente humano, mas patenteando uma dimensão transcendente para o além, não raro desconhecida, se virão a encontrar ao serviço da edificação do reino de Deus e, por conseguinte, da salvação em Jesus Cristo.” (EN, 70)




Com o nosso blog temos a possibilidade gigante de alcançar corações de pessoas que nunca foram a uma Igreja... Hoje os blogs são para a Igreja Católica como o grão de mostarda (cf. Mt 13) que virou uma árvore frondosa em que os passarinhos, diferentes pássaros, vindos de todos os cantos do país e do mundo, vem se abrigar e se revigorar. E, assim, podemos refletir: qual é a raiz dessa nossa árvore? Ou se nos compararmos como uma rede com toda espécie de peixes... Por nosso blog, ajudamos a colocar em prática o mandato de Jesus: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16, 15).



A formação cristã é fundamental para sermos, de fato, servidores da Verdade, que falam em nome da Igreja. Só amamos aquilo que conhecemos. Temos cuidado da nossa Igreja? Temos aproveitado ao máximo as ferramentas virtuais que temos em nossas mãos? Cabe a nós transformarmos a sociedade pelos meios de que dispomos.

Nenhum comentário: