quarta-feira, 14 de setembro de 2011

IMPRESSÕES DE MADRI (3)


Jornada mundial da Juventude Madrid - 2011

“Enraizados e edificados em Cristo, Firmes na Fé”
(Depoimento, fotos e vídeos de Evandro de Oliveira)



Jornada Mundial da Juventude
Chegamos a Madrid, e fomos acolhidos na Escola Miguel Hernandes, pelo pároco Miguel, e por muitos moradores, principalmente crianças que festejavam nossa chegada com gritos de “Viva El Papa” e “Viva Brasil”.
Tivemos alguns problemas com o alojamento, pois era muito pequeno e quente, os poucos chuveiros... então, decidimos, dormir fora do ginásio no pátio coberto e depois conseguimos um albergue.
Nossos voluntários eram na maioria colombianos, muito simpáticos, e atenciosos, andavam com a gente pra lá e pra cá.
Tivemos catequeses, com os bispos de língua portuguesa. Entre eles estava nosso querido arcebispo Don Orani, que nos deu muitas palavras lindas.
Na jornada uma das coisas que para mim valeu muito foi ver de perto a união do povo. O Santo padre, também foi, conhecer irmãos que lutam muito para viver sua Fé.
Casos como o dos jovens iraquianos, que tem de celebrar suas missas clandestinamente, porque muitos radicais islâmicos entram em seus templos e os humilham e matam. Ou o caso de jovens Quenianos que estavam na Jornada para conhecer melhor a tradição da igreja, e levar esta vivencia para seus amigos. Ou então do jovem inglês que diz que hoje na Inglaterra ser católico é ser “underground” (referindo-se que ser um católico lá é ser “diferente”).
Um indiano em seu depoimento diz: ”Quer um prova que DEUS existe? Veja isso.”. E apontava para o testemunhos de pessoas, que com alegria, se abraçavam, brincavam e cantavam juntas.
Quando éramos agredidos com insultos, e até mesmo fisicamente, por manifestantes anti-papa demos a resposta, orando por eles, e pedindo a Deus que acalmasse os corações.
Vimos, ouvimos, e tocamos com nossos corações nosso amado Santo Padre Bento XVI. O Papa nos falava de maneira simples, mas muito profunda. E, por muitas vezes, levava todos a pensar, e isso se refletia em aplausos, e gritos de apoio.
Na noite da Vigília quase 3 milhões de jovens se dirigiam ao lugar onde viveriam momentos inesquecíveis. Estava muito quente, e pessoas no caminho nos jogavam água, das sacadas, e janelas de apartamentos, o que nos refrescava.
Encontrarmos o Santo Padre mais uma vez. Este senhor de 84 anos mostrou muita felicidade. Uma tempestade desabou sobre todos nós, e nos protegemos sob nossos sacos de dormir. Mas o Papa ficou firme por um longo tempo na tempestade, apenas protegido por uma arvore grande que compunham o cenário onde ele se sentava. Ele nos Exortou a não temermos.
No momento da adoração a chuva parou e o chão rapidamente secou, e foi incrível ver os três milhões de pessoas em silêncio e ajoelhados diante do Rei dos reis, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Na manhã seguinte, enfim lá vem nosso querido Papa, mais uma vez, ele passou perto de nós. E ao falar disse uma frase linda “nem a tempestade foi capaz de afugentar vocês queridos amigos”. O Papa fez questão de passar de carro por todos os caminhos, para estar mais perto dos jovens, a impressão que tive era que ele gostaria de estar com todos nós vivendo estas aventuras, todos os dias da jornada.
Um momento de muita alegria foi a hora que o Papa disse que a próxima. Jornada seria no Rio de Janeiro. E neste momento tivemos pelo telão a visão de jovens que viviam a Vigília no maracanãzinho, muito bacana.
Despedimos-nos de nossos amigos Voluntários, que hoje são nossos amigos nas redes sociais, e prometem vir ao Rio em 2013.
Enfim… Voltamos mais enraizados e edificados em Cristo Jesus e firmes na fé.




Nenhum comentário: