quinta-feira, 9 de junho de 2011

I SIMPÓSIO DA FAMÍLIA (6)


EDUCANDO PARA O AMOR (CLEUSA THEWES)


Jesus Cristo elegeu uma família para nascer, adolescer e crescer. Pais e mães tem que ir à casa de Nazaré para buscarem forças e subsídios para aprender a amar. O amor divino é o que precisa nos sustentar.
“A sociedade passa por uma crise de identidade, sendo levada a um enfraquecimento de referenciais, valores, sentidos e significados.” (Cristiane Blank, Psicóloga e Teóloga)
A sociedade de hoje não aceita compromissos a longo prazo, uma sociedade consumista, individualista, hedonista e normótica, ou seja, a doença da normalidade, nada mais nos incomoda nem nos choca.
Nas DGAE, a Igreja sugere um especial carinho que devemos ter para com as família marcadas pela violência e outros males.
O amor procura um lar, procura onde habitar: vemos crianças passando fome, abandonadas, abusadas... Jovens perdidos nas drogas... mulheres vítimas de violência doméstica... pais desempregados... e o amor pergunta: “Onde eu habito?”. Onde houver corações, a Igreja precisa estar viva e atuante. O amor pede passagem, a humanidade resiste, apega-se ao desapego da ternura, da compaixão. O amor chora nos irmãos enrolados em cobertores de papelão, dormindo em calçadas frias no sujo chão. O amor procura um lar.
A família mesmo afetada por mudanças socioculturais., éticas e religiosa reage aos condicionamentos e adapta-se a eles, encontrando novas formas de organização que de algum modo a reconstituem.”(Dom Petrini) Isto é, a família é elástica. E nós precisamos acreditar sempre na positvidade não por causa do pensamento positivo, mas por causa da vitória de Cristo. Ela é a nossa esperança.
Criamos nossos filhos como se o paraíso fosse aqui. (Roberto Crema) Aqui não é o parais, mas os pais querem dar tudo e privá-los da dor, da morte, da doença... São exatamente as vicissitudes que os fortalecem.
Adolescência: há pais adolescendo em casas sem adultos, sem estrutura de lidar com os adolescentes. Filhos são pessoas, não problemas. Pais precisam resgatar a autoridade, como Jesus fazia com seus discípulos, manejando os relacionamentos co confiança. O amor dos pais não cansa, espera a maturidade chegar. “O amor é paciente.” (I Cor 13).
Pais, acreditem, “o amor jamais passará.” (I Cor 13, 8)!

Nenhum comentário: