sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROGRAMA DE FAMÍLIA (3)

Novena de Natal em Família


Uma NOVENA é um exercício de piedade popular que, ao longo de 9 dias seguidos, prepara uma festa religiosa ou procura alcançar uma graça. Uma das mais rezadas é a novena em preparação para o Natal.
A festa mais querida do ano se aproxima. A festa do encontro: de amigos, de parentes, da comunidade. Ao mesmo tempo, esta festa é a mais explorada comercialmente. Neste aspecto, as pessoas se esquecem do verdadeiro sentido do Natal: festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus que se fez um de nós. É chegado o momento de cada um de nós, católicos, refletir, orar e fazer festa pelo nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo. É necessário, então, fazer a experiência deste sentido do Natal. Para isto, temos o tempo do Advento, que nos prepara, e também a tão querida e participativa novena de Natal.
A Novena de Natal é uma proposta orante de preparação para o Natal. Com um texto de recordação da vida, com salmos, hinos, leitura do Evangelho, perguntas para reflexão, atualização da palavra, responsório e preces; conclama a todos os católicos a não deixar faltar as ações de solidariedade e de caridade cristã com os pobres e a colaborar com a evangelização.
Convoca nosso Arcebispo Dom Orani João Tempesta em artigo publicado este semana no site www.arquidocese.org.br: “Eis o tempo de nos reunirmos em grupos para a novena de Natal, participarmos bem da liturgia que desperta em nós a bela espiritualidade do Advento, celebrarmos o sacramento da penitência e, junto com os sinais, atitudes e símbolos vivenciarmos este tempo com o coração aberto, abrindo assim o novo ano litúrgico.”
Adquira o livreto da NOVENA DE NATAL EM FAMÍLIA na sua Paróquia, organize-se, programe os dias e horários dos encontros, convide parentes, amigos e vizinhos, combinem um gesto concreto... Este é, sem dúvida, um programa indispensável para viver bem o Advento!


Nenhum comentário: